Hoje foi mais um dia europeu da internet segura.
A Microsoft e a GNR realizaram um evento nos cinemas NOS do CascaiShopping com mais de 1000 participantes, entre jovens, professores, encarregados de educação e séniores.
Juntei-me ao André Melancia em 4 workshops direccionados principalmente para alunos com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos. Foi um desafio interessante por várias razões, começando logo pela necessidade de explicar “por miúdos” algumas coisas que muitos adultos ainda têm dificuldade em perceber… pensávamos nós.
Lá fomos apresentando a nossa sessão de “hacking levezinho”…
- entrar num servidor de email e enviar uma mensagem que parecia partir de uma conta à qual não tínhamos acesso e que o “atacado” conhecia
- esse mail tinha incluido um link para o que parecia um vídeo do youtube… que acabava por aparecer apenas depois de muita coisa ter acontecido pelo “meio”
- mostrar que uma imagem partilhada numa rede social, mesmo depois de “apagada” se mantinha disponível
- mostrar o que pode acontecer ao colocarmos no nosso computador um qualquer dispositivo USB que encontramos no chão
- o que pode acontecer quando clicamos numa “actualização” que de repente nos aparece a meio da nossa navegação
- ensinar a diferença entre uma ligação segura e não segura
- mostrar a importância de uma boa password
Tivémos muitas surpresas durante as sessões: muitas perguntas pertinentes, muitos miúdos com bastante conhecimento sobre o que fazer em situações semelhantes, muitos exemplos dados por eles de como “aquilo” já lhes tinha acontecido e como eles resolveram.
A surpresa do dia? Vimos mais professores e encarregados de educação assustados com o que viram do que a maioria dos pequenotes. Quando mostrei o dispositivo USB que permitia a introdução de software num computador cheguei a receber um “não acredito” vindo de um professor.
Uma manhã bem passada que, sem dúvida, é para repetir.
Para o ano há mais… e já tem data: 5 de fevereiro.