Dia Europeu da Internet Segura 2018

Hoje foi mais um dia europeu da internet segura.

A Microsoft e a GNR realizaram um evento nos cinemas NOS do CascaiShopping com mais de 1000 participantes, entre jovens, professores, encarregados de educação e séniores.

Juntei-me ao André Melancia em 4 workshops direccionados principalmente para  alunos com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos. Foi um desafio interessante por várias razões, começando logo pela necessidade de explicar “por miúdos” algumas coisas que muitos adultos ainda têm dificuldade em perceber… pensávamos nós.

Lá fomos apresentando a nossa sessão de “hacking levezinho”…

  • entrar num servidor de email e enviar uma mensagem que parecia partir de uma conta à qual não tínhamos acesso e que o “atacado” conhecia
  • esse mail tinha incluido um link para o que parecia um vídeo do youtube… que acabava por aparecer apenas depois de muita coisa ter acontecido pelo “meio”
  • mostrar que uma imagem partilhada numa rede social, mesmo depois de “apagada” se mantinha disponível
  • mostrar o que pode acontecer ao colocarmos no nosso computador um qualquer dispositivo USB que encontramos no chão
  • o que pode acontecer quando clicamos numa “actualização” que de repente nos aparece a meio da nossa navegação
  • ensinar a diferença entre uma ligação segura e não segura
  • mostrar a importância de uma boa password

Tivémos muitas surpresas durante as sessões: muitas perguntas pertinentes, muitos miúdos com bastante conhecimento sobre o que fazer em situações semelhantes, muitos exemplos dados por eles de como “aquilo” já lhes tinha acontecido e como eles resolveram.

A surpresa do dia? Vimos mais professores e encarregados de educação assustados com o que viram do que a maioria dos pequenotes. Quando mostrei o dispositivo USB que permitia a introdução de software num computador cheguei a receber um “não acredito” vindo de um professor.

Uma manhã bem passada que, sem dúvida, é para repetir.

Para o ano há mais… e já tem data: 5 de fevereiro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *