Sobre mim

Sou o António Lourenço e ajudo empresas a ligar os seus dados ao seu negócio.

O meu passado académico distribuiu-se por electrónica e informática: primeiro em Engenharia Electrotécnica e de Computadores no Instituto Superior Técnico e mais tarde Engenharia Informática na Universidade Lusófona.

Mas isto começou bem mais cedo…

Há uns tempos falava com um colega meu sobre o meu passado e lembrei-me que já programo desde os 11 anos… até eu já me tinha esquecido que já foi há mais de 30.

Ainda me lembro do dia em que os meus pais trouxeram o “meu” primeiro computador para casa. “Meu” entre grandes aspas, porque o compraram para o meu irmão mais velho. Aquele computador mudou a minha vida.

Era um Timex 2068, e tinha um “livro de instruções” que explicava desde como ligar o computador à televisão, carregar um jogo, até como fazer um programa em BASIC. Aliás, tinha o manual todo de BASIC. Ainda me lembro dos 3 canais de som, de difícil programação mas que dava satisfação quando finalmente se ouvia o acorde. Lembro-me das infindáveis horas a jogar com o meu irmão, com o grupo de amigos ou simplesmente sozinho. Lembro-me da primeira vez que percebi que andava a meter GOTO por todo o lado e depois a tentar manter estado com variáveis para poder voltar para onde estava antes do “salto”, quando existia um GOSUB que mantinha “num sítio qualquer” o local onde foi chamado e que bastava meter um RETURN no fim do bocado de código para magicamente seguir com a próxima instrução.

Profissionalmente já fiz muita coisa, em muitas áreas. Já fui “o gajo da assistência técnica”,  já fui vendedor numa multinacional, já andei pela hotelaria em negócios que não eram meus e mais tarde em negócios que eram meus. Em IT já andei também em muitos assentos em muitos lados. Fui em tempos “o gajo do hardware”. Já fui “o chato do director de IT”. Já fiz helpdesk, já fiz engenharia de software. Já fui technical/developer evangelist, onde pela primeira vez ganhava a vida a fazer uma das coisas que mais adoro, fazer demos e apresentá-las em público. A minha mulher diz-me muitas vezes que eu daria um bom professor, ao que respondo que um professor tem de ser mais paciente do que eu…

Actualmente tenho o prazer de trabalhar com um grupo fantástico na RedGlue (agora Link-RedGlue) onde dou o meu contributo como arquitecto de dados. Actualmente estou num projecto bem ambicioso e divertido numa instituição bancária.

Nos últimos tempos é normal verem-me agarrado ao Management Studio a analisar planos de execução à procura daqueles “pozinhos” que se traduzem em horas de processamento. É que tudo é simples quando temos 10 milhões de linhas, mas quando ultrapassam aquela barreira em que as temos de contar com COUNT_BIG é que tudo fica mais divertido.

Tenho o “bichinho” de falar em público e já fui orador em eventos em representação de empresas para as quais trabalhei e em eventos de comunidades como a NetPonto , SQLPort, ITProPortugal, PowerShellPortugal e DataCommunityPortugal (onde também fui organizador por alguns anos), Programar Saturday, Collab365, Sharepoint Saturday e SQL Saturday.

Sempre que posso continuo a participar, mais vezes agora apenas como participante ou voluntário e menos vezes do que gostaria com orador. Mas o bichinho está lá… e com saudades.